Animais da Austrália: a grande atração deste país

animais da Austrália

Um país continental e possui proporções tão grandes que pode ser denominada como um continente por si só é a Austrália. Se caracteriza por uma ilha gigantesca, que fica isolada. E muitas de suas características exóticas surgiram por conta desse isolamento, e sua fauna se desenvolveu de maneira única quando comparada com o resto do mundo.

Os animais da Austrália são o grande destaque do país!

A Austrália é um país repleto de peculiaridades. Por ter ficado isolada do resto do mundo durante muito tempo, esse país possui muitas coisas que ficaram preservadas. A grande maioria de plantas e animais só pode ser vista lá, ou seja, em nenhum outro lugar será possível ver um cisne negro, por exemplo. É justamente isso que destaca tanto a Austrália: as diferentes formas dos animais da Austrália, as quais só podem ser encontradas por lá.

Conhecida mundialmente pela casa de Ópera de Sydney, a Austrália guarda muitos segredos da vida animal. É como se o fermento utilizado pela mãe natureza fosse diferente dos demais lugares do mundo, ou que ela foi particularmente criativa quando chegou para trabalhar na Austrália. No entanto, o fato é que os animais da Austrália possuem características que variam muito na aparência, periculosidade, beleza e excentricidade.

Conheça mais a fundo alguns dos muitos animais da Austrália!

Muita gente, quando viaja, tem o desejo de ver de perto os animais típicos da Austrália. Infelizmente, uma grande parte dos animais da Austrália está ameaçada de extinção por conta de sua raridade, mas também por conta do comportamento humano. No entanto, para quem visita o país, é possível ver as mais diferentes espécies dos animais da Austrália em seu habitat ou mesmo em santuários de proteção animal.

Canguru

É impossível falar da Austrália sem falar dos cangurus. Este é um nome genérico para se referir a um marsupial, mamífero que nasce prematuro e que precisa se desenvolver na bolsa (conhecida também como marsúpio) até estar pronto para viver no mundo. O canguru é um dos animais da Austrália mais simbólicos, e pode ser visto no dinheiro, nos emblemas do exército e em organizações do país.

Coala

Outro animal bem emblemático da Austrália é o Coala. Antigamente, ele era o símbolo do país (atualmente, o dono desse lugar é o canguru). Ele é um animal da Austrália mais lento e despreocupado, como o bicho-preguiça, e podem ser encontrados em árvores como o eucalipto, que é sua principal forma de alimentação.

Cisne Negro

Ainda que muita gente pense que este é um animal que pertence somente aos contos de fadas e filmes, o cisne negro existe. Esses animais da Austrália pertencem a mesma família dos gansos e patos, isto é, são aves aquáticas, e ficam por toda a vida no lugar em que nasceram. O cisne negro é um animal que possui certa majestade em seus gestos e jeitos de ser, por conta de manter seu pescoço sempre erguido de forma elegante, além de um comportamento mais reservado e orgulhoso.

Ornitorrinco

O ornitorrinco é o único mamífero a botar ovos, e é também um dos animais da Austrália mais simbólicos. Ele se caracteriza por ter bico de pato, cauda de castor e patas de lontra. Também só pode ser visto na Austrália, com hábitos noturnos que podem ser vistos desde o sul do país até a costa leste. Capaz de nadar, o ornitorrinco costuma comer minhocas, larvas de insetos, lagostas e camarões. Ele pega suas vítimas no fundo do rio, coloca em sua bochechas e leva para a superfície, para se alimentar.

Diabo-da-tasmânia

Diferente do que o antigo desenho animado mostrava, o diabo-da-tasmânia não vira um furacão quando está irritado e nem fala balbuciando. Na realidade, este animal da Austrália mais se parece com um pequeno e escuro urso, do tamanho de um cachorro, que age de modo mais solitário, apenas encontrado seus irmãos de espécie para se alimentar. Ainda que seja pequeno, ele possui alta velocidade e resistência, gritos estridentes, além de conseguirem escalar e nadar com facilidade.

Quokka

O quokka é um pequenino animal da Austrália que mede 50 centímetros aproximadamente, e se tornou muito famoso por se parecer muito com um ursinho de pelúcia. Ele pode ser encontrado no Sudoeste da Austrália, sendo considerado como uma miniatura do canguru. O quokka se torno um “ponto turístico” do país, pois os turistas querem tirar muitas fotos, e ele já é conhecido por ser o “rei” das selfies. E tanta simpatia assim fez com que ele ficasse conhecido em todo o mundo como o animal mais feliz da Terra.

Dingo

Um mamífero que parece ser muito comum, ainda mais por lembrar diversas raças de cachorros domésticos, mas que pode ser bem perigoso, na verdade, é o dingo. Considerado o maior predador terrestre da Austrália, o dingo é um cão selvagem que pode ser visto em campos mais desertos, florestas e bosques. Além disso, ele pode ser encontrado em bandos, ou mesmo como um caçador solitário. Ele se comunica com uivos, bem como os lobos. Normalmente, os dingos são animais da Austrália que atacam em bandos, normalmente com 10 integrantes, para atacar animais maiores, como os cangurus.

Bilby-grande

O bilby-grande é um pequeno animal da Austrália, de 55 centímetros, e pode ser encontrado em regiões semiáridas e bosques. Ele é um tipo de animal que gosta de viver solitariamente, e é muito raro encontrar um bando dele. É considerado um primoroso cavador, e costuma criar buracos de até 3 metros de profundidade. Por isso, não é fácil que os predadores o encontrem. Além disso, o bilby-grande tem hábitos noturnos, e costuma se alimentar de sementes, larvas, frutas e fungos vegetais.

Equidna

Bem como um ouriço, a equidna é um animal da Austrália com todo o corpo coberto com espinhos, o que dificulta ser pega por predadores. Ela não tem dentes, mas com sua língua grande e pegajosa, consegue pegar alimentos facilmente. A equidna também é um animal de hábitos noturnos, saindo durante a noite para procurar comida, e se alimenta basicamente de pequenas plantas, formigas e insetos.

Emu

O emu, ou também chamado ema australiana, é um dos maiores animais da Austrália, com mais de 2 metros de altura. Por ter pernas muito fortes, o meu pode correr até 30 quilômetros por hora, além de ser um excelente nadador. Basicamente, esse animal se alimenta de flores, insetos, larvas e até mesmo lagartos.

 

Fontes:

https://falauniversidades.com.br/australia-5-animais-que-so-podem-ser-encontrados-no-pais

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=4582

https://www.peritoanimal.com.br/35-animais-da-australia-22925.html