/Al-Qaeda pede unidade entre militantes contra coalizão liderada pelos EUA

Al-Qaeda pede unidade entre militantes contra coalizão liderada pelos EUA

Dois braços da al-Qaeda pediram para facçães militantes no Iraque e na Síria pararem de brigar entre si e se unirem contra uma coalizão liderada pelos Estados Unidos que se prepara para atacar o grupo extremista Estado Islâmico, de acordo com um comunicado publicado na internet.

Integrantes do grupo Al-quaeda

Em uma nota conjunta divulgada nesta terça-feira, a al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) e al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), apelaram aos “irmãos mujahedines que parem de matar uns aos outros e unam-se contra a campanha dos Estados Unidos e de sua coalizão diabólica”. O apelo se refere às divergências entre o Estado Islâmico, que se distanciou da al-Qaeda e proclamou um califado sobre as áreas que controla no Iraque e na Síria, e a Frente al-Nusra, o braço sírio da al-Qaeda, que continua fiel ao líder do grupo terrorista, Ayman al-Zawahiri.

A AQMI e a AQPA …− fusão dos ramos da organização na Arábia Saudita e no Iêmen …− são leais a al-Zawahiri, que é muito crítico ao Estado Islâmico.

A campanha americana ganhou impulso após a decapitação de três reféns …− dois americanos e um britânico …− no último mês por jihadistas do EI. Os Estados Unidos realizaram mais de 150 ataques aéreos contra alvos do grupo no Iraque e estuda bombardeios na Síria.

Fonte: Agência Globo

(Visited 7 times, 1 visits today)