3ª Festa da Cultura Nordestina de São Caetano bate recorde de público e supera expectativas

Um público “pra lá de arretado” conferiu o primeiro fim de semana (19 e 20/9) da 3ª Festa da Cultura Nordestina de São Caetano do Sul, realizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura e apoiadores. O evento, que superou todas as expectativas da organização, teve, em seus dois dias, cerca de 70 mil pessoas que passaram pelo Espaço Verde Chico Mendes para prestigiar as inúmeras atraçães, com destaque para os shows de Elba Ramalho e Alceu Valença, e apreciar as variadas iguarias típicas daquela região em mais de 45 tendas.

Entusiasmado, o prefeito Paulo Pinheiro, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, marcou presença na festividade. “Atualmente, a cidade de São Caetano tem quase metade de sua população formada por nordestinos e descendentes. É com muito orgulho e gratidão que eu e minha esposa, Graça, também nordestinos, celebramos junto com o povo as lembranças dessa região tão querida do Brasil e que tanto contribuiu para o crescimento de nossa cidade.”

O paraibano Jander Cavacalti de Lira, secretário de Cultura, aproveitou cada momento da festa e exaltou o objetivo alcançado. “A Festa da Cultura Nordestina foi elaborada para homenagear e reavivar a lembrança das famílias de migrantes que se instalaram em São Caetano e toda a região do ABC. Queríamos despertar aquele sentimento saudosista da nossa terra natal, as memórias do gosto, do cheiro e da diversão que são marcas daquela região e, com toda a certeza, conseguimos”, explicou Jander, que também ressaltou a satisfação em ver famílias inteiras nas atraçães. “Fico muito satisfeito em ver aqui o grandioso número de crianças que conheceram as tradiçães de seus pais e avós. Trabalhamos muito na organização e segurança para propiciar esse conforto ao público.”

Aluisio Sebastião de Lima, o Lulinha, presidente da Comissão que representa a Festa, agradeceu a todos os envolvidos e convidou os moradores para prestigiarem o segundo, e último, fim de semana da ação (25, 26 e 27/9), também no Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, no Bairro Cerâmica). “Vale a pena participar, pelas manifestaçães culturais e por conta das boas opçães alimentícias.”

FONTE PMSCS