16º Festival de Inverno de Paranapiacaba começa com novidades

O primeiro dia da 16ª edição do Festival de Inverno reuniu no último sábado (30) milhares de pessoas em Paranapiacaba. O tempo ajudou: frio agradável, sem chuva e com muita neblina, o que encantava aqueles que chegavam pela primeira vez à vila ferroviária. No começo da tarde, já era difícil enxergar ruas e casas um pouco mais distantes. Além desse charme natural da Vila, os turistas foram atraídos pela qualidade e variedade da programação, que ontem contou com atraçães musicais como o saxofonista Flávio Bala e Márcia Cherubin, que empolgou a platéia do Clube União Lyra Serrano. As novidades deste ano também agradaram, como os food trucks, no entorno da Casa Fox, oferecendo 18 diferentes tipos de comida ao público e a Feira de Artes e Antiguidades, outra novidade, na Praça da igreja, Parte Alta. O festival continua no próximo fim de semana.

“Estou encantada com tudo”, declarou a secretária Fernanda Cristina Ramos, que nunca tinha ido à Vila. Ela e a filha, Ana Luiza, de 10 anos, chegaram e já ocuparam uma das mesas para almoçar no entorno da casa Fox. “Eu vi que tinha comida japonesa e já pedi para experimentar”, revelou a menina enquanto aguardava um “temaki master”. O antigo Mercado, onde se realiza a Feira do Cambuci, fruta típica da Mata Atlântica, também permaneceu lotado durante todo o dia. Os turistas queriam saborear e levar para casa toda sorte de doces, bolos, licores e até quentão feitos de cambuci, além de mutas outras delícias. O entra e sai de turistas foi até a noite. Às 19h, quando a última banda subiu ao palco montado próximo ao Mercado, a rua estava tomada pelo público. Jovens, idosos e até crianças de colo compunham a platéia. Os amigos André Leite , advogado, e Cleyton Dias, engenheiro civil, faziam parte do alegre grupo. “Paranapiacaba é sempre agradável, um local inspirador”, disse André, que mora em São Paulo e já esteve na Vila três vezes somente este ano. Além de boa música, a programação tem a participação das Escolas Livres, da Orquestra e do Coral da cidade; mostra de cinema e atraçães itinerantes, entre outras.

Estrutura Para receber o público os organizadores prepararam um estrutura especial. O estacionamento funciona numa área da rodovia próxima à Vila. De lá, há transporte regular de ónibus de ida e volta. Quem preferir pode ir de ónibus, que sai do Terminal Tersa, ou da estação de Rio Grande da Serra da CPTM. O serviço de alimentação funciona nos estabelecimentos da vila e em food trucks.

O 16º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André com o apoio do Fungephaapa, Coop e Caixa, além de outras empresas da cidade. Mais informaçães sobre a programação no site www.santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone do Centro de Informaçães Turísticas de Paranapiacaba .